Casa Verde: Carnaval no CCJ tem Trupe Chá de Boldo e baile infantil

São Paulo já não é mais aquela cidade que, em tempos de carnaval, assumia um aspecto de abandono e vazio, quando seus moradores fugiam em massa à procura de lugares mais animados para passar o feriado. Há alguns anos, a capital vem assistindo à expansão da cultura carnavalesca, com o surgimento de novos blocos de rua e de grupos interessados em resgatar essa festa como cultura popular.
Seguindo essa onda, o Centro Cultural da Juventude (CCJ) prepara um fim de semana especial de aquecimento para a folia: no sábado, dia 22, às 15h, acontece o baile infantil “Cantigas carnavalescas para crianças de todas as idades”, com o Núcleo Mala & Cuia; e no dia 23, a partir das 18h, a banda Trupe Chá de Boldo convida três cantoras, a baiana Marcia Castro, a paulistana Mariana Aydar e a mineira irreverente Maria Alcina, para interpretarem clássicos do carnaval e canções autorais.
Liderado pelas atrizes Ruth Melchior e Fabi Ribeiro, o Núcleo Mala & Cuia é formado por músicos e palhaços que inovam cantando composições infantis e marchinhas numa roupagem carnavalesca, influenciada por ritmos da cultura popular como maracatu e frevo. Trazendo um universo lúdico, canções como “Samba Lelê”, “O cravo brigou com a rosa” e “A barata diz que tem” ganham nova versão dançante.
Uma das mais destacadas presenças que atuou na retomada do carnaval paulistano, a Trupe Chá de Boldo, formada por 13 amigos de longa data, começou sua trajetória em 2005, interpretando marchinhas e temas carnavalescos e participando de blocos de rua. Ao longo dos anos, a banda amadureceu e adquiriu um estilo próprio e singular, mas sem deixar de lado suas raízes. “O carnaval nos influencia totalmente, é uma imersão da qual não saímos. A gramática musical variou, se entortou, se esparramou, namorou outras coisas, mas o DNA é o mesmo, a vivência é a mesma – senão maior”, afirma o percussionista Rafael Werblowsky.
Serviço: | Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466. Grátis. “Carnaval para crianças de todas as idades”. Área de convivência. Dia 22, 15h (não é necessário retirar ingresso); Baile pré-carnaval com Trupe Chá de Boldo, Marcia Castro, Mariana Aydar e Maria Alcina. Anfiteatro. Dia 23, 18h (retirar ingresso, até dois por pessoa e apresentando RG, a partir das 16h)



Deixe seu comentário