Sobre a Casa Verde

Bairro da Casa Verde

Casa Verde ( vem de meninas da casa verde, e depois de Sítio Casa Verde; tal sítio era propriedade de umas meninas que moravam na rua do Rosário(atual Quinze de Novembro) em uma conhecida casa verde )é um bairro da cidade de São Paulo, localizado na Zona Norte. Tradicional bairro de sambistas, é famoso por ser o bairro das escolas de samba Império de Casa Verde e Morro da Casa Verde. É um bairro relativamente recente, seu aniversário é comemorado no dia 21 de maio.

História

O Bairro Casa Verde, teve na sua evolução um processo lento. No início do século XX o que caracterizava a cidade eram as mudanças sofridas, os sítios passavam a ser loteados e as vilas viravam dormitórios, é então a partir desta que o bairro da Casa Verde passa a se caracterizar. O lote do bairro era de propriedade de Amador Bueno (1641), passando mais tarde para seu descendente José Arouche de Toledo Rendon. É nessa época que fica então conhecida como o "sítio das moças da casa verde", o nome provém daí, que por essa razão não conseguiu mais ser mudada, sendo as moças as filhas de Rendon que eram assim conhecidas, pois a casa-sede era pintada da cor verde.

O lote passa a ser de propriedade de João Maxwell Rudge, filho do inglês John Rudge, em 1842 e, em 1913, é passada para seus herdeiros que, tinham a pretensão de criar o bairro sendo conhecido como "Vale do Tietê", mas o nome não é bem sucedido conforme relatado.

Ao passar do tempo o bairro começa a ver o seu crescimento, mesmo em um processo vagaroso os benefícios surgem como a construção da ponte de madeira, chegada do bonde, a luz elétrica, a construção da igreja.

Atualidade

É um bairro residencial de classe-média. Não possui bibliotecas, áreas de lazer, dentre outros equipamentos públicos. Por causa do Aeroporto Campo de Marte no bairro de Santana, até os anos 80 eram poucos os prédios existentes no bairro. Após uma revisão do comando da Aeronáutica houve uma liberação de uma parte da faixa proibida e a Casa Verde começa a se verticalizar.

O bairro tambeém fica a 5 km do centro de São Paulo e do Mercado Municipal

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Casa Verde na cidade de São Paulo.

Blog do Guia do Bairro Casa Verde

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias da Casa Verde por e-mail
 

Limites - Bairros Vizinhos - Zona Norte

Limão, Barra Funda, Campos Elíseos, Bom Retiro, Alto de Santana, Jardim São Bento e Mandaqui

Dados Principais sobre a Casa Verde

População 75.687 hab.
Renda média 1.411,67
IDH 0,874 - elevado
Subprefeitura Casa Verde
Região Administrativa Nordeste
Área Geográfica 2

Vídeo sobre o bairro da Casa Verde
Veja mais vídeos sobre o Bairro da Casa Verde

Mapa Casa Verde

 

Moradores ilustres da Casa Verde

 

   

  Sobre o EncontraCasaVerde
Fale com EncontraCasaVerde
Anuncie no EncontraCasaVerde
Cadastre sua Empresa no EncontraCasaVerde (grátis)



Termos EncontraCasaVerde | Privacidade EncontraCasaVerde


Bandeira da cidade de São Paulo